sexta-feira, 26 de abril de 2013
quinta-feira, 25 de abril de 2013
Confederação Brasileira de Judô recebe a CBDE em sua sede
Diretor técnico(CBDE) Rafael Serour- Presidente (CBJ)Paulo Wandeley - Presidente da Federação Escolar do Mato Grosso do Sul e ex-atleta do judô Jairo Rodrigues- Secretário-geral (CBDE) Robson Aguiar. |
O presidente da CBJ, Paulo Wandeley Teixeira recebeu hoje a visita de uma comitiva da Confederação Brasileira do Desporto Escolar formada do pelo secretário-geral Robson Aguiar, pelo diretor técnico Rafael Serour e pelo presidente da Federação Escolar do Mato Grosso do Sul e ex-atleta do judô Jairo Rodrigues. O objetivo do encontro foi discutir uma parceria na realização da Gimansíade, maior evento da Federação Internacional do Desporto Escolar e que acontece de 27 de novembro a quatro de dezembro na cidade de Brasília, Distrito Federal.
“Fomos muito bem recebidos aqui pelo professor Paulo Wanderley . A gente acredita que possamos formar uma parceria, não apenas visando a Gimnasíade mas também eventos futuros”, disse o secretário da CBDE, Robson Aguiar.
Brasília ganhou a disputa para sediar a Gimnasíade com a cidade de Palma de Mallorca, na Espanha. O evento levará à capital federal atletas de mais 30 de países que disputarão oito modalidades esportivas: atletismo; natação; ginástica rítmica, artística e aeróbica; judô, caratê e xadrez. As instalações da CBJ impressionaram os representantes da CBDE.
“Se a gente contar, o povo nem acredita. Ter dentro de um aeroporto, nesse caso o Internacional do Rio de Janeiro, uma estrutura com área de treinamento, dormitórios, vestiários, salas de reunião e espaço para as diversas áreas de trabalho, tudo de alto nível, é fantástico. A CBJ é um das referências que nós temos para a nossa confederação e vamos trabalhar para que também possamos chegar um dia a esse nível”, comentou o secretário-geral.
“Ficamos muito satisfeitos com a visita da CBDE. A Confederação Brasileira de Judô está sempre disposta a dividir o seu know-how em organização de eventos com todos os setores que se interessarem. Assim, a CBJ reforça o seu compromisso de fortalecer o judô nos mais diversos níveis, inclusive no escolar, visando a excelência esportiva”, concluiu o presidente Paulo Wanderley Teixeira.
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: http://www.cbj.com.br/?secao=noticias&detalhes=3070
terça-feira, 23 de abril de 2013
FEERJ chancela Curso de Basquete Escolar e Korfebol
Marcelo Korfebol e Guilherme Kroll estarão lançando, em breve, um Curso sobre o Basquete Escolar e o Korfebol como opções pedagógicas |
Os Professores de Educação Física, Guilherme Kroll e Marcelo Soares, estarão, em breve, lançando um Curso sobre Basquete Escolar e Korfebol, importantes ferramentas pedagógicas para a prática esportiva de inclusão.
"Estamos estruturando o curso e estaremos lançando brevemente. Esse será um curso teórico-prático aonde apresentaremos formas dinâmicas modernas de incluir todos os interessados em praticar esportes", afirmou Guilherme Kroll.
"Tenho certeza que o curso será bastante divertido e todos os profissionais que participarem terão enriquecidas suas ferramentas de trabalho para ministrar aulas desportivas aonde a participação da turma seja global", prosseguiu Kroll.
"Vamos organizar um cronograma para atender todo o Interior do Estado. Esse é um dos nossos maiores objetivos. Vamos capacitar e atualizar profissionais em todas as regiões do Rio de Janeiro", concluiu Kroll.
Equipe feminina do Brasil fica em 4º lugar no Mundial de Futebol Escolar
Terminou na tarde de domingo, dia 21, a 24º edição do Campeonato Mundial de Futebol Escolar, que teve início no dia 14 de abril. A competição, que aconteceu na cidade de Bordeaux, na França, reuniu os melhores times estudantis do planeta. 24 equipes masculinas e 15 femininas disputaram o título de melhor do mundo.
A grande final consagrou as meninas da Finlândia que venceram a França por 3 a 1 e levaram o troféu. A Hungria venceu o Brasil na disputa pelo terceiro lugar e acabou ficando com o bronze. Mesmo ficando em quarto lugar, a equipe brasileira fez uma de suas melhores campanhas no mundial. A equipe masculina se despediu do campeonato na quinta (dia 18), ficando na 22º colocação.
O Campeonato Mundial Escolar de Futebol foi organizado pela ISF (Federação Internacional do Desporto Escolar) em parceria com a UNSS (Escola Nacional de Esportes União da França). A delegação brasileira foi formada pela equipe técnica da CBDE – Confederação Brasileira de Desporto Escolar e atletas e dirigentes das escolas Maria Celeste, do Pará, (no feminino) e Heraclito de Castro, do Ceará (no masculino).
A grande final consagrou as meninas da Finlândia que venceram a França por 3 a 1 e levaram o troféu. A Hungria venceu o Brasil na disputa pelo terceiro lugar e acabou ficando com o bronze. Mesmo ficando em quarto lugar, a equipe brasileira fez uma de suas melhores campanhas no mundial. A equipe masculina se despediu do campeonato na quinta (dia 18), ficando na 22º colocação.
O Campeonato Mundial Escolar de Futebol foi organizado pela ISF (Federação Internacional do Desporto Escolar) em parceria com a UNSS (Escola Nacional de Esportes União da França). A delegação brasileira foi formada pela equipe técnica da CBDE – Confederação Brasileira de Desporto Escolar e atletas e dirigentes das escolas Maria Celeste, do Pará, (no feminino) e Heraclito de Castro, do Ceará (no masculino).
Escola Maria Celeste, do Pará |
Presidente da CBDE fala da alteração da Lei Pelé e a priorização do esporte nas escolas
O Governo Federal anunciou no dia 09 de abril, através de nota publicada no Diário Oficial, algumas alterações na Lei Pelé, que institui normas gerais sobre o desporto brasileiro com base nos princípios presentes na Constituição. A partir de agora, obrigatoriamente, 10% dos recursos da lei irão para o Desporto Escolar em programação definida conjuntamente com a Confederação Brasileira do Desporto Escolar - CBDE.
Para falar sobre o assunto o portal Esporte Escolar conversou com o sergipano Antônio Hora, atual presidente da CBDE, que falou sobre os planos da Confederação para a nova jornada esportiva estudantil que deve acontecer nos próximos anos. Confira:
E E - A alteração da Lei Pelé estabelece que, obrigatoriamente, 10% dos recursos da lei irão para o Desporto Escolar contemplando diretamente a CBDE. Com esta alteração o que o senhor acredita que irá mudar no cenário esportivo do país?
R – Na verdade os 10% a serem destinados ao Desporto Escolar, do total de 2% do valor arrecadado pelas loterias federais, já estavam garantidos por lei. Todavia, o percentual estava sob a administração exclusiva do COB,CPB e CBC. Parte do valor vem sendo utilizado para a realização das Olimpíadas Escolares Nacionais. O que a regulamentação altera é o fato de determinar que no mínimo 50% dos recursos sejam utilizados nas competições organizadas pela CBDE, além da obrigatoriedade do planejamento ser em conjunto entre COB, CPB, CBC e CBDE para aplicação dos recursos. Ainda precisamos estabelecer contato entre as entidades para que a intencionalidade da lei seja efetivada, ou seja, promover o desenvolvimento e fortalecimento do esporte escolar através da união de forças das entidades de administração esportiva.
E E - Crianças e jovens em fase escolar, necessariamente praticam alguma atividade física na Escola e/ou são incentivados a prática de algum esporte, porém, este ainda é um universo pouco explorado em nosso país, a CBDE acredita que tal fato deva-se, principalmente a que?
R – Sem sombra de dúvidas deve-se a dois fatores: a carência de investimento no Esporte Escolar; e ao equívoco na utilização dos recursos.
Em matéria vinculada em rede de TV, uma determinada emissora realizou um balanço da participação brasileira nos Jogos Olímpicos de Londres. Na matéria várias autoridades esportivas, entre dirigentes, atletas e técnicos concluíram que a saída para o desenvolvimento esportivo de um país é a priorização do esporte em sua base, ou seja, na escola. Exemplos de outros países que se apresentam como potências olímpicas investiram no esporte escolar e naturalmente os atletas que se destacaram migraram para o Esporte de Rendimento e se transformaram em atletas olímpicos. No Brasil, segundo a reportagem, cerca de 331 milhões foram repassados ao esporte do recurso das loterias, entretanto, por lei, apenas 33 milhões deveriam ser utilizados no Esporte Escolar. Com a otimização da aplicação dos recursos esperamos promover uma mudança considerável no desenvolvimento do Esporte Escolar.
E E - Quais suas expectativas quanto a atuação da CBDE e das Federações a partir da alteração da Lei Pelé?
R – A CBDE já vem atuando de maneira decisiva para o fortalecimento do esporte escolar no Brasil. Nos últimos anos, além de garantir a participação em eventos do calendário oficial escolar, através de convênios com o Ministério do Esporte, também se firmou como realizadora de eventos. A exemplo do Pan-americano Escolar em Juiz de Fora (MG), Sulamericano Escolar em Natal ,já realizados e Gymnasíade (nov. e dez. 2013 Brasília), Mundial de Vôlei de Praia(maio 2015 Aracaju) Pan-americano (2016) a serem realizados.
Esperamos, contudo, que a regulamentação da Lei garanta o repasse do recurso no sentido de assegurar a manutenção das competições nacionais da CBDE e que as federação filiadas também sejam beneficiadas diretamente em suas competições regionais.
E E - Como se deu o envolvimento para alteração da Lei? Quais foram os principais envolvidos?
R – Temos que ter cuidado para não cometermos injustiças, pois entendemos que para se chegar a uma vitória dessa envergadura, muitos esforços foram desprendidos em prol. O que fica depois de tudo é o ato da Presidente Dilma que sensível a causa do desenvolvimento do Esporte Escolar, sancionou o que pode se transformar na "carta de euforia" do setor. Aqui peço espaço para enaltecer o Presidente licenciado Sérgio Moreira Rufino que esteve sempre presente e atuante junto aos políticos que encamparam a nossa causa.
E E - Fale um pouco da responsabilidade que a CBDE terá a partir de agora com a realização dos campeonatos.
R – Inicialmente temos que estabelecer novo Planejamento Estratégico, baseando-se no fato de realizarmos um grande evento que reúna os campeonatos de modalidades separadas que já realizamos. Será uma nova formatação sincronizando eventos para evitar a coincidência de datas entre as competições das confederações especializadas das modalidades e as da CBDE.
Por fim, destaco que o atual momento, além de histórico pelo fato da inclusão das entidades, CBDE e CBDU no texto da lei, também é de cautela. O mais importante é chegarmos ao entendimento de que o fomento do Esporte Escolar está à cima dos interesses individuais das entidades. É o aluno que deve sentir na prática as mudanças para o favorecimento do seu desenvolvimento integral e efetivação do exercício da cidadania. A prática do Esporte Educacional nas escolas deverá passar por transformações em médio prazo para evitar a hiperseletividade característica do esporte de rendimento, pois seus objetivos transcendem ao resultado.
Fonte: portal Esporte Escolar
Para falar sobre o assunto o portal Esporte Escolar conversou com o sergipano Antônio Hora, atual presidente da CBDE, que falou sobre os planos da Confederação para a nova jornada esportiva estudantil que deve acontecer nos próximos anos. Confira:
E E - A alteração da Lei Pelé estabelece que, obrigatoriamente, 10% dos recursos da lei irão para o Desporto Escolar contemplando diretamente a CBDE. Com esta alteração o que o senhor acredita que irá mudar no cenário esportivo do país?
R – Na verdade os 10% a serem destinados ao Desporto Escolar, do total de 2% do valor arrecadado pelas loterias federais, já estavam garantidos por lei. Todavia, o percentual estava sob a administração exclusiva do COB,CPB e CBC. Parte do valor vem sendo utilizado para a realização das Olimpíadas Escolares Nacionais. O que a regulamentação altera é o fato de determinar que no mínimo 50% dos recursos sejam utilizados nas competições organizadas pela CBDE, além da obrigatoriedade do planejamento ser em conjunto entre COB, CPB, CBC e CBDE para aplicação dos recursos. Ainda precisamos estabelecer contato entre as entidades para que a intencionalidade da lei seja efetivada, ou seja, promover o desenvolvimento e fortalecimento do esporte escolar através da união de forças das entidades de administração esportiva.
E E - Crianças e jovens em fase escolar, necessariamente praticam alguma atividade física na Escola e/ou são incentivados a prática de algum esporte, porém, este ainda é um universo pouco explorado em nosso país, a CBDE acredita que tal fato deva-se, principalmente a que?
R – Sem sombra de dúvidas deve-se a dois fatores: a carência de investimento no Esporte Escolar; e ao equívoco na utilização dos recursos.
Em matéria vinculada em rede de TV, uma determinada emissora realizou um balanço da participação brasileira nos Jogos Olímpicos de Londres. Na matéria várias autoridades esportivas, entre dirigentes, atletas e técnicos concluíram que a saída para o desenvolvimento esportivo de um país é a priorização do esporte em sua base, ou seja, na escola. Exemplos de outros países que se apresentam como potências olímpicas investiram no esporte escolar e naturalmente os atletas que se destacaram migraram para o Esporte de Rendimento e se transformaram em atletas olímpicos. No Brasil, segundo a reportagem, cerca de 331 milhões foram repassados ao esporte do recurso das loterias, entretanto, por lei, apenas 33 milhões deveriam ser utilizados no Esporte Escolar. Com a otimização da aplicação dos recursos esperamos promover uma mudança considerável no desenvolvimento do Esporte Escolar.
E E - Quais suas expectativas quanto a atuação da CBDE e das Federações a partir da alteração da Lei Pelé?
R – A CBDE já vem atuando de maneira decisiva para o fortalecimento do esporte escolar no Brasil. Nos últimos anos, além de garantir a participação em eventos do calendário oficial escolar, através de convênios com o Ministério do Esporte, também se firmou como realizadora de eventos. A exemplo do Pan-americano Escolar em Juiz de Fora (MG), Sulamericano Escolar em Natal ,já realizados e Gymnasíade (nov. e dez. 2013 Brasília), Mundial de Vôlei de Praia(maio 2015 Aracaju) Pan-americano (2016) a serem realizados.
Esperamos, contudo, que a regulamentação da Lei garanta o repasse do recurso no sentido de assegurar a manutenção das competições nacionais da CBDE e que as federação filiadas também sejam beneficiadas diretamente em suas competições regionais.
E E - Como se deu o envolvimento para alteração da Lei? Quais foram os principais envolvidos?
R – Temos que ter cuidado para não cometermos injustiças, pois entendemos que para se chegar a uma vitória dessa envergadura, muitos esforços foram desprendidos em prol. O que fica depois de tudo é o ato da Presidente Dilma que sensível a causa do desenvolvimento do Esporte Escolar, sancionou o que pode se transformar na "carta de euforia" do setor. Aqui peço espaço para enaltecer o Presidente licenciado Sérgio Moreira Rufino que esteve sempre presente e atuante junto aos políticos que encamparam a nossa causa.
E E - Fale um pouco da responsabilidade que a CBDE terá a partir de agora com a realização dos campeonatos.
R – Inicialmente temos que estabelecer novo Planejamento Estratégico, baseando-se no fato de realizarmos um grande evento que reúna os campeonatos de modalidades separadas que já realizamos. Será uma nova formatação sincronizando eventos para evitar a coincidência de datas entre as competições das confederações especializadas das modalidades e as da CBDE.
Por fim, destaco que o atual momento, além de histórico pelo fato da inclusão das entidades, CBDE e CBDU no texto da lei, também é de cautela. O mais importante é chegarmos ao entendimento de que o fomento do Esporte Escolar está à cima dos interesses individuais das entidades. É o aluno que deve sentir na prática as mudanças para o favorecimento do seu desenvolvimento integral e efetivação do exercício da cidadania. A prática do Esporte Educacional nas escolas deverá passar por transformações em médio prazo para evitar a hiperseletividade característica do esporte de rendimento, pois seus objetivos transcendem ao resultado.
O Presidente da CBDE, Antônio Hora Filho |
Fonte: portal Esporte Escolar
sexta-feira, 19 de abril de 2013
Futebol feminino brasileiro se classifica para as Quartas-de-Final do Mundial Escolar 2013
O Brasil vai bem no Campeonato Mundial de Futebol Feminino do Desporto Escolar que está sendo disputado em Bordeaux, França.
A equipe brasileira de futebol feminina da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), que está sendo representada por uma equipe paraense, atual campeã brasileira, classificou-se, invicta (dois empates e uma vitória: 2 x 2 contra a Turquia; 3 x 0 contra a Bélgica; 1 x 1 contra a Finlândia) e vai disputar a Fase Quartas-de-Final contra a Índia, hoje, às 16:30h, de Bordeaux, França.
A delegação brasileira é chefiada pelo competente Marco Antônio Santos Maia, presidente da Federação Goiana do Desporto Escolar e vem tendo ótima conduta.
A equipe brasileira de futebol feminina da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), que está sendo representada por uma equipe paraense, atual campeã brasileira, classificou-se, invicta (dois empates e uma vitória: 2 x 2 contra a Turquia; 3 x 0 contra a Bélgica; 1 x 1 contra a Finlândia) e vai disputar a Fase Quartas-de-Final contra a Índia, hoje, às 16:30h, de Bordeaux, França.
A delegação brasileira é chefiada pelo competente Marco Antônio Santos Maia, presidente da Federação Goiana do Desporto Escolar e vem tendo ótima conduta.
Marco Antônio Maia no Aeroporto de Bordeaux |
sábado, 13 de abril de 2013
sexta-feira, 12 de abril de 2013
Site www.esporteescolar.com.br proporciona excelente divulgação do Desporto Escolar
Quem quiser qualquer informação sobre o Desporto Escolar Brasileiro não pode ter dúvidas sobre aonde consultar:
www.esporteescolar.com.br
Notícias atualizadas, vídeos, as últimas fotos, matérias sobre esportistas consagrados, calendário esportivo, campeonatos internacionais, campeonatos municipais, campeonatos regionais e muito mais do mundo do desporto escolar.
O Portal Esporte Escolar na internet também é sucesso.
www.esporteescolar.com.br
Notícias atualizadas, vídeos, as últimas fotos, matérias sobre esportistas consagrados, calendário esportivo, campeonatos internacionais, campeonatos municipais, campeonatos regionais e muito mais do mundo do desporto escolar.
O Portal Esporte Escolar na internet também é sucesso.
Sérgio Rufino, presidente licenciado da CBDE, comemora incentivo da Lei Pelé
O Governo Federal anunciou na última terça (09), através de nota publicada no Diário Oficial, algumas alterações na Lei Pelé, que institui normas gerais sobre o desporto brasileiro com base nos princípios presentes na Constituição. A partir de agora, obrigatoriamente, 10% dos recursos da lei irão para o Desporto Escolar em programação definida conjuntamente com a Confederação Brasileira do Desporto Escolar - CBDE.
Um dos grandes responsáveis por essa luta do desporto estudantil brasileiro foi Sérgio Rufino, presidente licenciado da CBDE. Rufino está afastado da CBDE desde março, quando assumiu a prefeitura da cidade de Ipu, no Ceará, e foi substituído pelo sergipano Antônio Hora. De acordo com Rufino, as mudanças na Lei Pelé foram fruto de um trabalho de 5 anos em conjunto com a bancada cearense em Brasília.
"Esta regulamentação é o resultado de um trabalho incansável com a bancada cearense em Brasília para o reconhecimento da confederação. Estavámos nessa expectativa há quase 5 anos, desde a primeira discussão. Essa é uma vitória de todos os envolvidos no desporto escolar no país" disse ele em entrevista ao portal Esporte Escolar.
Para Rufino, a regulamentação que contempla o desporto escolar deve-se ao trabalho exemplar do Senador Inácio Arruda, do PC do B. "O senador Inácio Arruda teve um papel muito importante no reconhecimento da Confederação com uma brilhante atuação em Brasília, junto à gestão da presidente Dilma" comenta.
De acordo com o ex-presidente, a partir de agora a CBDE terá um trabalho mais forte em conjunto com as filiadas regionais. "O momento agora é de unir forças com as Federações regionais e aproveitar essa decisão do governo, que foi fundamental para o crescimento no Desporto Escolar do país. Por lei teremos acesso aos recursos que vão desenvolver ainda mais o esporte no Brasil" comemora.
"A Confederação tem o papel principal de fazer com que as ações sejam amplas e contemplem todas as escolas. Nós agora vamos redimensionar nosso papel e fazer valer o direito de se praticar esportes" finaliza.
fonte: www.esporteescolar.com.br
Um dos grandes responsáveis por essa luta do desporto estudantil brasileiro foi Sérgio Rufino, presidente licenciado da CBDE. Rufino está afastado da CBDE desde março, quando assumiu a prefeitura da cidade de Ipu, no Ceará, e foi substituído pelo sergipano Antônio Hora. De acordo com Rufino, as mudanças na Lei Pelé foram fruto de um trabalho de 5 anos em conjunto com a bancada cearense em Brasília.
"Esta regulamentação é o resultado de um trabalho incansável com a bancada cearense em Brasília para o reconhecimento da confederação. Estavámos nessa expectativa há quase 5 anos, desde a primeira discussão. Essa é uma vitória de todos os envolvidos no desporto escolar no país" disse ele em entrevista ao portal Esporte Escolar.
Para Rufino, a regulamentação que contempla o desporto escolar deve-se ao trabalho exemplar do Senador Inácio Arruda, do PC do B. "O senador Inácio Arruda teve um papel muito importante no reconhecimento da Confederação com uma brilhante atuação em Brasília, junto à gestão da presidente Dilma" comenta.
De acordo com o ex-presidente, a partir de agora a CBDE terá um trabalho mais forte em conjunto com as filiadas regionais. "O momento agora é de unir forças com as Federações regionais e aproveitar essa decisão do governo, que foi fundamental para o crescimento no Desporto Escolar do país. Por lei teremos acesso aos recursos que vão desenvolver ainda mais o esporte no Brasil" comemora.
"A Confederação tem o papel principal de fazer com que as ações sejam amplas e contemplem todas as escolas. Nós agora vamos redimensionar nosso papel e fazer valer o direito de se praticar esportes" finaliza.
fonte: www.esporteescolar.com.br
Sérgio Rufino |
quinta-feira, 11 de abril de 2013
FEERJ aguarda cidades do Interior para definir Cursos de Arbitragem Escolar
A Federação de Esportes Estudantis do Estado do Rio de Janeiro (FEERJ) está aguardando a manifestação das cidades do interior do Rio de Janeiro para definir o calendário de Cursos de Arbitragem Escolar do 1o. semestre de 2013.
"Os cursos oferecidos terão a duração de 40 horas e poderão acontecer em 2, 3 ou 5 semanas. Depende da intensidade", afirmou Guilherme Kroll, consultor da FEERJ.
"Se as aulas forem ministradas sexta-feira, sábado e domingo, o curso durará 2 finais de semana"
"Se utilizarmos sábados e domingos, o curso durará 3 finais de semana"
"Se utilizarmos somente os sábados, o curso terá a duração de 5 finais de semana"
"A cidade sede tem a responsabilidade de hospedar os palestrantes. No caso do curso ser só nos sábados, isso não será necessário", finalizou Kroll.
O e-mail para contato é: guikroll@gmail.com
"Os cursos oferecidos terão a duração de 40 horas e poderão acontecer em 2, 3 ou 5 semanas. Depende da intensidade", afirmou Guilherme Kroll, consultor da FEERJ.
"Se as aulas forem ministradas sexta-feira, sábado e domingo, o curso durará 2 finais de semana"
"Se utilizarmos sábados e domingos, o curso durará 3 finais de semana"
"Se utilizarmos somente os sábados, o curso terá a duração de 5 finais de semana"
"A cidade sede tem a responsabilidade de hospedar os palestrantes. No caso do curso ser só nos sábados, isso não será necessário", finalizou Kroll.
O e-mail para contato é: guikroll@gmail.com
quarta-feira, 10 de abril de 2013
FEERJ lança curso 'Executivo do Esporte: da Escola ao Pódio Olímpico, um caminho ainda desconhecido"
O Professor Guilherme Kroll, consultor da Federação de Esportes Estudantis do Estado do Rio de Janeiro (FEERJ) e da Federação de Esportes Universitários do Estado do Rio de Janeiro (FEURJ), está lançando mais um Curso para todo o Interior do nosso Estado:
"Executivo do Esporte: da Escola ao Pódio Olímpico, um caminho ainda desconhecido"
"Será um curso de 8 horas. Nesse curso falaremos sobre nossa experiência com o desporto escolar. O Brasil está acordando para a importância de que o esporte sub-17 seja desenvolvido nas escolas", afirmou Kroll.
"Falaremos sobre Iniciação Esportiva. O antigo modelo de escolinha é falido. Temos que modernizar. Temos que trabalhar com material adaptado, transportável, adesivado. Temos que ir aonde o aluno estiver. Temos que nos adaptar aos dias de hoje. A prática esportiva não pode continuar a perder espaço para os videogames e internets".
"Vamos falar sobre lapidação e aprimoramento. A transição do aprendizado para o esporte de excelência é o momento mais difícil do esporte. Principalmente porque faltam técnicos especializados no mercado".
"Marketing Esportivo e Leis de Incentivo ao Esporte. Não podemos ficar restritos ao campo de jogo".
"Técnicos de Alto Nível e Executivos Profissionais. Como se relacionar com dirigentes amadores, imprensa, torcida...", finalizou Kroll
Breve Currículo de Guilherme Kroll:
"Executivo do Esporte: da Escola ao Pódio Olímpico, um caminho ainda desconhecido"
"Será um curso de 8 horas. Nesse curso falaremos sobre nossa experiência com o desporto escolar. O Brasil está acordando para a importância de que o esporte sub-17 seja desenvolvido nas escolas", afirmou Kroll.
"Falaremos sobre Iniciação Esportiva. O antigo modelo de escolinha é falido. Temos que modernizar. Temos que trabalhar com material adaptado, transportável, adesivado. Temos que ir aonde o aluno estiver. Temos que nos adaptar aos dias de hoje. A prática esportiva não pode continuar a perder espaço para os videogames e internets".
"Vamos falar sobre lapidação e aprimoramento. A transição do aprendizado para o esporte de excelência é o momento mais difícil do esporte. Principalmente porque faltam técnicos especializados no mercado".
"Marketing Esportivo e Leis de Incentivo ao Esporte. Não podemos ficar restritos ao campo de jogo".
"Técnicos de Alto Nível e Executivos Profissionais. Como se relacionar com dirigentes amadores, imprensa, torcida...", finalizou Kroll
Breve Currículo de Guilherme Kroll:
- Gerente Executivo de Futebol Profissional do Macaé Esporte FC
- Gerente Executivo de Futebol Profissional do Volta Redonda FC
- Superintendente da Federação de Basquetebol do Estado do Rio de Janeiro
- Técnico das Seleções Brasileiras de Basquete de Base
- Técnico de Basquete do Flamengo (Calçada da Fama)
FEERJ lança Cursos de Arbitragem Escolar em todo Interior do Estado
A Federação de Esportes Estudantis do Estado do Rio de Janeiro (FEERJ), em parceria com a Federação de Esportes Universitários do Estado do Rio de Janeiro (FEURJ), está lançando Cursos de Arbitragem em todo o Interior do nosso Estado.
"Nós já criamos 8 Regionais e vamos realizar os Cursos de Arbitragem em todas elas", divulgou Guilherme Kroll, consultor das duas federações e organizador dos cursos.
"Vamos capacitar e atualizar árbitros para jogos escolares. A carga horária será de 40 horas / aula. Os cursos terão a duração de 3 finais de semana", prosseguiu.
"Inicialmente, ofereceremos as modalidades coletivas. Futebol, futsal, basquete, vôlei e handebol. Logo a seguir, virão a natação e o atletismo. A FEERJ e a FEURJ necessitam de árbitros em todas as regiões do Rio de Janeiro".
"As cidades que sediarem os cursos só terão o encargo de hospedar os palestrantes nos finais de semana. Acredito que o movimento seja muito grande e o movimento em torno do curso será muito legal. Pretendemos realizar um seminário aproveitando a presença de alunos de toda a região".
"Nós já criamos 8 Regionais e vamos realizar os Cursos de Arbitragem em todas elas", divulgou Guilherme Kroll, consultor das duas federações e organizador dos cursos.
"Vamos capacitar e atualizar árbitros para jogos escolares. A carga horária será de 40 horas / aula. Os cursos terão a duração de 3 finais de semana", prosseguiu.
"Inicialmente, ofereceremos as modalidades coletivas. Futebol, futsal, basquete, vôlei e handebol. Logo a seguir, virão a natação e o atletismo. A FEERJ e a FEURJ necessitam de árbitros em todas as regiões do Rio de Janeiro".
"As cidades que sediarem os cursos só terão o encargo de hospedar os palestrantes nos finais de semana. Acredito que o movimento seja muito grande e o movimento em torno do curso será muito legal. Pretendemos realizar um seminário aproveitando a presença de alunos de toda a região".
terça-feira, 9 de abril de 2013
Governo Federal reconhece, através da Lei Pelé, a CBDE como Entidade Oficial do Desporto Escolar Brasileiro
Em nota publicada nesta terça-feira (09 de abril) no Diário Oficial, o Governo Federal anunciou alterações na Lei Pelé que passarão a incentivar também o desporto escolar. A partir de agora, obrigatoriamente, 10% dos recursos da lei irão para o Desporto Escolar. A alteração favorece o sistema CBE/Federações Regionais.
"Dos totais dos recursos correspondentes ao COB, ao CPB e à CBC: dez por cento serão destinados ao desporto escolar, em programação definida conjuntamente com a Confederação Brasileira do Desporto Escolar - CBDE" diz a nota publicada no Artigo 29 da página 07 do Diário Oficial.
“Do total dos valores destinados ao desporto escolar e ao desporto universitário ao menos cinquenta por cento serão efetivamente empregados nas principais competições nacionais realizadas diretamente pela CBDE e pela CBDU, respectivamente” diz um dos parágrafos.
A alteração na Lei Pelé é um marco para o desenvolvimento do Desporto Escolar no país, tendo em vista que todo atleta necessariamente em alguma fase de sua vida praticou e/ou foi iniciado no esporte através da escola.
Diário Oficial da União - 09 de abril de 2013
Art. 29. Dos totais dos recursos correspondentes ao COB, ao
CPB e à CBC:
I - dez por cento serão destinados ao desporto escolar, em
programação definida conjuntamente com a Confederação Brasileira
do Desporto Escolar - CBDE; e
II - cinco por cento serão destinados ao desporto universitário, em programação definida conjuntamente com a Confederação
Brasileira do Desporto Universitário - CBDU.
§ 1º Para os fins deste Decreto, considera-se desporto escolar
aquele praticado por estudantes regularmente matriculados nos ensinos fundamental ou médio, e desporto universitário aquele praticado
por estudantes regularmente matriculados em cursos de educação
s u p e r i o r.
§ 2º Consideram-se despesas com desporto escolar e desporto universitário aquelas decorrentes das ações de que trata o parágrafo único do art. 21.
§ 3º O COB, o CPB e a CBC poderão gerir, diretamente e em
conjunto com a CBDE ou a CBDU, ou de forma descentralizada, por
meio de ajuste, os percentuais de que tratam os incisos I e II do caput.
§ 4º Do total dos valores destinados ao desporto escolar e ao
desporto universitário ao menos cinquenta por cento serão efetivamente empregados nas principais competições nacionais realizadas
diretamente pela CBDE e pela CBDU, respectivamente.
§ 5º Não se aplica ao CPB o disposto no § 4º.
§ 6º As competições nacionais paraolímpicas de desporto
escolar e de desporto universitário poderão ser promovidas conjuntamente em um único evento, caso impossível a realização em separado.
Art. 30. A CBC observará a aplicação em atividades paradesportivas de quantidade mínima de quinze por cento dos recursos
repassados nos termos do § 1º do art. 20.
Kroll visita e se encanta com a Escola Municipal Doutor Sócrates
" Eu estava no Fórum Internacional de Economia do Esporte e presenciei uma excelente palestra do Secretário Municipal de Esportes e Lazer do Rio de Janeiro, Antônio Pedro Índio da Costa. Ele fêz um convite para que nós fôssemos conhecer as instalações desse GEO (Ginásio Experimental Olímpico), que é o segundo construído no Rio e que é considerado como legado olímpico. Aceitei na hora", afirmou Kroll.
O Secretário Municipal de Esportes e Lazer do Rio de Janeiro, Antônio Pedro Índio da Costa e o Consultor da FEERJ, Guilherme Kroll |
A unidade conta com 13 salas de aula, quadra de esportes, piscina, pista de atletismo, auditório, sala de informática, laboratório de ciências, biblioteca, Núcleo de Educação e Saúde (sala de primeiros atendimentos), cozinha, refeitório e casa do zelador.
Para ingressar no programa Ginásio Experimental Olímpico, os alunos devem possuir aptidão esportiva em uma das modalidades olímpicas oferecidas em cada unidade. No caso dos GEOs de Santa Teresa e Pedra de Guaratiba, as modalidades são: futebol, vôlei, handebol, natação, atletismo, tênis de mesa, judô e xadrez.
"Uma das autoridades mais importantes presentes na Vila Olímpica Doutor Sócrates, ontem, foi o Professor Lancetta. Ele é Presidente da Federação de Atletismo do Estado do Rio de Janeiro e um dos Coordenadores da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer do Rio de Janeiro. Conversei muito com ele. É muito importante para o desenvolvimento do desporto escolar do nosso estado a parceria entre a FARJ e a FEERJ", declarou Kroll.
"Hoje, mesmo, estarei entrando em contato com ele para traçarmos um plano de ação para que os melhores atletas do nosso estado, em idade escolar, possam disputar a Gymnasíade (Mundial Escolar), que será disputada em Brasília, no final do ano", finalizou.
A Escola Doutor Sócrates possui uma excelente Pista de Atletismo que poderá ser utilizada em competições da FEERJ |
Kroll com Lenilson e Marcelo Guerreiro, Coordenadores da Secretaria Municipal de Esportes do Rio de Janeiro |
sábado, 6 de abril de 2013
FEERJ e Bruno Space se unem para desenvolver Desporto Escolar em Queimados
A Baixada Fluminense sempre foi uma enorme fonte de abastecimento de talentos esportivos para a cidade do Rio de Janeiro.
A Federação de Esportes Estudantis do Estado do Rio de Janeiro (FEERJ) tem na Baixada Fluminense um dos seus grandes objetivos.
Bruno Space, técnico de basquete da Prefeitura de Queimados, que vem desenvolvendo um lindo trabalho com atletas na idade escolar, se ofereceu para conduzir ao Secretário de Esportes do município os projetos da FEERJ.
"Acompanho o trabalho do Bruno há muitos anos. Ele está, a cada ano, mais equilibrado", comentou Guilherme Kroll, consultor da FEERJ.
" Nos Jogos Abertos do Interior do ano passado, quando eu fui campeão do basquete feminino, dirigindo o basquete de Teresópolis, parabenizei o Bruno Space, que havia trabalhado o masculino e o feminino de Queimados. Falei para ele que suas equipes apresentaram o melhor trabalho da competição", finalizou Kroll.
A Federação de Esportes Estudantis do Estado do Rio de Janeiro (FEERJ) tem na Baixada Fluminense um dos seus grandes objetivos.
Bruno Space, técnico de basquete da Prefeitura de Queimados, que vem desenvolvendo um lindo trabalho com atletas na idade escolar, se ofereceu para conduzir ao Secretário de Esportes do município os projetos da FEERJ.
"Acompanho o trabalho do Bruno há muitos anos. Ele está, a cada ano, mais equilibrado", comentou Guilherme Kroll, consultor da FEERJ.
" Nos Jogos Abertos do Interior do ano passado, quando eu fui campeão do basquete feminino, dirigindo o basquete de Teresópolis, parabenizei o Bruno Space, que havia trabalhado o masculino e o feminino de Queimados. Falei para ele que suas equipes apresentaram o melhor trabalho da competição", finalizou Kroll.
FEERJ e Marcello Korfebol iniciam parceria em prol do Desporto Escolar
A Federação de Esportes Estudantis do Estado do Rio de Janeiro (FEERJ) continua no seu intenso trabalho para desenvolver o desporto escolar em todo nosso estado.
Nessa quinta-feira, numa importante reunião acontecida no lindo restaurante Tiramisú, no Shopping Praia Botafogo, o consultor da FEERJ, Guilherme Kroll, e o presidente da Associação Brasileira de Korfebol, Marcelo Soares, iniciaram uma importante parceria que irá gerar muios frutos para o projeto.
"O Marcelo tem um perfil que eu admiro muito. Ele é guerreiro e idealista. Ele está implementando o Korfebol no Rio de Janeiro", afirmou Guilherme Kroll.
"O Marcelo tem um forte vínculo com a Secretaria de Esportes de Petrópolis e desenvolve o Korfebol em Casimiro de Abreu. Ele possui uma grande equipe de professores que amam o esporte e que vão nos ajudar a divulgar nosso trabalho".
"O Marcelo também é Professor de Educação Física do Colégio Sacré-Coeur de Marie, em Copacabana, que possui vocação esportiva, tendo um lindo ginásio poliesportivo", finalizou.
Nessa quinta-feira, numa importante reunião acontecida no lindo restaurante Tiramisú, no Shopping Praia Botafogo, o consultor da FEERJ, Guilherme Kroll, e o presidente da Associação Brasileira de Korfebol, Marcelo Soares, iniciaram uma importante parceria que irá gerar muios frutos para o projeto.
"O Marcelo tem um perfil que eu admiro muito. Ele é guerreiro e idealista. Ele está implementando o Korfebol no Rio de Janeiro", afirmou Guilherme Kroll.
"O Marcelo tem um forte vínculo com a Secretaria de Esportes de Petrópolis e desenvolve o Korfebol em Casimiro de Abreu. Ele possui uma grande equipe de professores que amam o esporte e que vão nos ajudar a divulgar nosso trabalho".
"O Marcelo também é Professor de Educação Física do Colégio Sacré-Coeur de Marie, em Copacabana, que possui vocação esportiva, tendo um lindo ginásio poliesportivo", finalizou.
Guilherme Kroll e Marcello Korfebol formataram uma linda parceria |
sexta-feira, 5 de abril de 2013
Brasil encerra participação no Mundial de Basquete Escolar em sétimo lugar no feminino e oitavo no masculino
O Brasil encerrou sua participação entre os oito melhores do Campeonato Mundial Escolar de Basquete, que aconteceu entre 28 de março e 05 de abril no Chipre. Os últimos jogos aconteceram na madrugada de quinta (dia 04). No masculino, o Colégio Pitágoras perdeu para a dinamarca por 62 a 57 e encerrou sua participação ficando em oitavo lugar. No feminino, as paulistas do Hélios fizeram bonito e venceram a Eslovênia por 58 a 42, garantindo a sétima colocação no ranking geral da competição.
A grande final foi marcada pelas vitórias das equipes da Turquia. No masculino, os turcos venceram a Eslovênia por uma diferença de 4 pontos apenas: o placar ficou em 96 a 92. No feminino, as meninas da Turquia venceram a Sérvia por 83 a 43.
Essa foi uma das melhores campanhas brasileiras no campeonato. A equipe do Hélios venceu 5 das 6 partidas disputadas. Já o Pitágoras venceu 4 dos seus 6 jogos. Mais importante do que o título foi o intercâmbio cultural e a oportunidade de viajar até a ilha do Mediterrâneo. Parabéns a delegação brasileira, que se consagrou a oitava melhor do mundo, na frente de grandes potências como China, Holanda e Grécia.
Confira os dez primeiros colocados de cada gênero:
Marculino
1 - Turquia
2 - Esolovênia
3 - Sérvia
4 - Finlândia
5 - França
6 - Hungria
7 - Dinamarca
8 - Brasil
9 - China
10 - Luxemburgo
Feminino
1 - Turquia
2 - Sérvia
3 - Hungria
4 - Alemanha
5 - França
6 - Croácia
7 - Brasil
8 Eslovênia
9- Finlândia
10 - Estônia
Macuco inicia Curso para Árbitros de Futebol
A Prefeitura de Macuco, em parceria com Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, estará realizando amanhã (06/04), sábado, a cerimônia de abertura do Curso de Formação de Árbitros de Futebol, que será realizada no Auditório do Ciep Municipalizado Honório Peçanha, no Bairro Reta.
O curso visa formar e capacitar árbitros de futebol amador do município e região serrana, promovendo e estimulando a melhoria da qualidade dos jogos de futebol dos campeonatos municipais, regionais e estaduais.
Diogo Latini, Secretário Municipal de Esportes e representante da FEERJ na região, é o grande responsável pela realização do curso em Macuco.
O curso visa formar e capacitar árbitros de futebol amador do município e região serrana, promovendo e estimulando a melhoria da qualidade dos jogos de futebol dos campeonatos municipais, regionais e estaduais.
Diogo Latini, Secretário Municipal de Esportes e representante da FEERJ na região, é o grande responsável pela realização do curso em Macuco.
O Professor Marcelo Duarte, da Escola de Árbitros da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, presidida pelo Sr. Rubem Lopes, é o responsável pelo curso em Macuco |
quinta-feira, 4 de abril de 2013
Everson Ciccarini e Rafael Serour representam o desporto escolar brasileiro no Chipre
Everson Ciccarini e Rafael Serour chefiam a delegação brasileira escolar no Chipre |
A Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) enviou, como responsáveis pela delegação, duas figuras extremamente carismáticas e competentes do nosso esporte: Éverson Ciccarini (Vevé), de Minas Gerais, e Rafael Serour, do Rio de Janeiro.
As equipes do Colégio Pitágoras - MG (masculino) e Hélios - SP (feminino) representam o Brasil e estão realizando uma linda campanha.
quarta-feira, 3 de abril de 2013
Atletas de Santos vão representar o Brasil no Mundial de Natação Escolar
Terá início na próxima semana, uma das mais importantes competições internacionais de natação escolar, o World Schools Championship Swimming - ISF Swim-Cup (Campeonato Mundial Escolar de Natação 2013).
Onze países incluindo o Brasil participarão do evento entre os dias 07 e 12 de abril, na cidade de Herzliya, Israel.
O objetivo da competição é reunir os melhores atletas estudantis do planeta com idades entre 14 e 17 anos em uma disputa que decidirá qual o país deterá o título de melhor equipe escolar de natação do mundo.
O Brasil será representado por atletas paulistas do Colégio Santa Cecília, de Santos. Eles foram selecionados pela CBDE (Confederação Brasileira de Desporto Escolar) levando em consideração as marcas obtidas durante competições regionais e nacionais no ano de 2012.
No total, 12 atletas brasileiros irão para a competição sendo seis pela equipe masculina e o mesmo número pela equipe feminina. Em Israel, nossos atletas disputarão medalhas nas seguintes provas:
100m Livre, 50m Peito, 100m Costas, 50m Borboleta e Revezamento 6x50 Livre (primeiro dia);
100m Borboleta, 50m Costas, 200m Medley, 50m Livre, 100m Peito e Revezamento 4x50 Medley (segundo dia)
O campeonato é organizado pelo Ministério da Educação de Israel em parceira com a ISF - Federação Internacional de Desporto Escolar. Além do Brasil, equipes de países como China, França, Hungria, Índia, Israel, Polônia, Porto Rico, Turquia, Holanda e Bélgica também estarão presentes.
Mais informações sobre o World Schools Championship Swimming - ISF Swim-Cup podem ser obtidas através de nosso portal Esporte Escolar.
SERVIÇO:
World Schools Championship Swimming - ISF Swim-Cup (Campeonato Mundial Escolar de Natação 2013).
Dias: 07 a 12 de abril
Local: Herzliya, Israel
Onze países incluindo o Brasil participarão do evento entre os dias 07 e 12 de abril, na cidade de Herzliya, Israel.
O objetivo da competição é reunir os melhores atletas estudantis do planeta com idades entre 14 e 17 anos em uma disputa que decidirá qual o país deterá o título de melhor equipe escolar de natação do mundo.
O Brasil será representado por atletas paulistas do Colégio Santa Cecília, de Santos. Eles foram selecionados pela CBDE (Confederação Brasileira de Desporto Escolar) levando em consideração as marcas obtidas durante competições regionais e nacionais no ano de 2012.
No total, 12 atletas brasileiros irão para a competição sendo seis pela equipe masculina e o mesmo número pela equipe feminina. Em Israel, nossos atletas disputarão medalhas nas seguintes provas:
100m Livre, 50m Peito, 100m Costas, 50m Borboleta e Revezamento 6x50 Livre (primeiro dia);
100m Borboleta, 50m Costas, 200m Medley, 50m Livre, 100m Peito e Revezamento 4x50 Medley (segundo dia)
O campeonato é organizado pelo Ministério da Educação de Israel em parceira com a ISF - Federação Internacional de Desporto Escolar. Além do Brasil, equipes de países como China, França, Hungria, Índia, Israel, Polônia, Porto Rico, Turquia, Holanda e Bélgica também estarão presentes.
Mais informações sobre o World Schools Championship Swimming - ISF Swim-Cup podem ser obtidas através de nosso portal Esporte Escolar.
SERVIÇO:
World Schools Championship Swimming - ISF Swim-Cup (Campeonato Mundial Escolar de Natação 2013).
Dias: 07 a 12 de abril
Local: Herzliya, Israel
FEERJ busca parceria com Valfredo Almeida e ABEQT para desenvolver desporto escolar em Teresópolis
A Federação de Esportes Estudantis do Rio de Janeiro (FEERJ) continua a todo vapor na intenção de desenvolver o desporto escolar em todas regiões do nosso estado.
Guilherme Kroll, consultor da FEERJ, procurou Valfredo Almeida, presidente da Associação Brasileira de Esportes de Quadra de Teresópolis (ABEQT) e as primeiras idéias já brotaram.
"O Valfredo é especial. Ele é guerreiro. Há muitos anos que ele desenvolve o basquete no Clube Comary e na ABEQT. Ele preside uma entidade que desenvolve o esporte em Teresópolis com muita paixão", afirmou Kroll.
"Estamos programando, para o segundo semestre, os Jogos Escolares do Interior, que envolverá seleções municipais sub-17, aonde cada atleta deverá estar matriculado em colégio do município por onde atuar".
"Nesse semestre, estaremos realizando cursos de capacitação e atualização para arbitragem, técnicos, professores, marketing esportivo e leis de incentivo", concluiu Kroll.
Guilherme Kroll, consultor da FEERJ, procurou Valfredo Almeida, presidente da Associação Brasileira de Esportes de Quadra de Teresópolis (ABEQT) e as primeiras idéias já brotaram.
"O Valfredo é especial. Ele é guerreiro. Há muitos anos que ele desenvolve o basquete no Clube Comary e na ABEQT. Ele preside uma entidade que desenvolve o esporte em Teresópolis com muita paixão", afirmou Kroll.
"Estamos programando, para o segundo semestre, os Jogos Escolares do Interior, que envolverá seleções municipais sub-17, aonde cada atleta deverá estar matriculado em colégio do município por onde atuar".
"Nesse semestre, estaremos realizando cursos de capacitação e atualização para arbitragem, técnicos, professores, marketing esportivo e leis de incentivo", concluiu Kroll.
Ana Cláudia (esposa de Valfredo), Guilherme Kroll e Valfredo Almeida |
Brasil já está entre os oito melhores do Mundial de Basquete Escolar
Os times brasileiros tiveram mais um dia de vitórias no Campeonato Mundial de Basquete Escolar, que acontece até o próximo dia 05 de abril, no Chipre. Na manhã dessa quarta-feira, as 9 horas, os times brasileiros entraram em quadra para mais um desafio.
A equipe do Hélios fez bonito no feminino e venceu o time finladês por 75 a 68. No masculino, os mineiros do Colégio Pitágoras se deram bem em cime em cima do time da Grécia por 60 a 53. O Brasil já está garantido como uma das oito melhores equipes do campeonato.
O Brasil segue agora para disputar o sétimo lugar na competição. O Pitágoras vai enfrentar o time da Dinamarca as 3 da manha (horário de Brasília) desta quinta-feira. O Hélios vai jogar as 5 da manhã com o a Eslováquia.
Por terem perdido em seus jogos de estréia, os times brasileiros ficaram em 2º lugar em seus grupos e apenas os primeiros colocados de cada chave seguem na disputa pelas primeiras colocações. A competição é realizada pela ISF - Federação Internacional de Esporte Escolar.
Jogos Escolares de Niterói com participação recorde de Escolas Municipais
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, abriu oficialmente, na noite desta terça-feira (26.3), os Jogos Escolares de Niterói (JEN), em cerimônia realizada no Clube Canto do Rio. A edição 2013 dos jogos conta com a participação de 48 escolas, sendo 12 da rede municipal de ensino, e vai reunir 3 mil estudantes da cidade com idades entre 10 e 18 anos, em 900 competições de 11 modalidades esportivas que serão realizadas no período entre março a novembro.
Ao lado do vice-prefeito Axel Grael, dos secretários de Esporte e Lazer, Marcelo Ferreira, de Educação, Ciência e Tecnologia, Waldeck Carneiro, do presidente da Fundação Municipal de Educação, José Henrique Antunes, e do vice-presidente da Suderj, Álvaro Barreto, que representou o secretário estadual de Esporte, André Lazaroni, o prefeito, assistiu ao desfile das escolas participantes e entregou ao professor Ronaldo Goldoni uma placa que homenageia o profissional como o maior participante da história dos jogos tanto como atleta, professor e diretor de unidade de ensino.
Rodrigo Neves saudou os jovens atletas e os professores de Educação Física das escolas de Niterói. O prefeito também lembrou que hoje os Jogos Escolares de Niterói terão a participação de 48 escolas, e que isso representa uma vitória, já que no ano passado apenas uma unidade da rede municipal esteve presente.
“Fiz questão de estar aqui com o nosso campeão olímpico de Niterói, o nosso secretário de Esporte, Marcelo Ferreira, e com o meu vice-prefeito, o Axel Grael, que é de uma família de campeões olímpicos, para dizer que tivemos apenas dois meses para organizar os jogos, mas conseguimos que 12 escolas municipais participem, quando no ano passado apenas uma participou. Até novembro serão 900 jogos”, disse o prefeito.
Rodrigo Neves destacou, ainda, que a sua gestão coincide com o momento extraordinário do esporte no Brasil. “Vamos ter a Copa das Confederações, a Copa do Mundo e as Olimpíadas de 2016. O esporte será prioridade em Niterói, porque nossa cidade respira esporte”, afirmou o Rodrigo, que anunciou a construção de um ginásio municipal para a prática esportiva na cidade e parcerias com o governo estadual para incentivar o esporte no município.
Para Waldeck Carneiro, a integração entre os alunos nos jogos escolares é muito importante. “O papel fundamental através do esporte é a integração entre os estudantes. A concepção educacional se afirma fortemente através da educação física”, ressaltou o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia.
Também participaram da cerimônia de abertura dos Jogos Escolares de Niterói os secretários de Governo, Rivo Gianini; de Participação Social, Anderson Pipico, além de presidentes de autarquias, diretores de escolas e pais de alunos.
FEERJ recebe o apoio de Fábio Barcelos em Cachoeiras de Macacú
A Federação de Esportes Estudantis do Estado do Rio de Janeiro (FEERJ) continua se estruturando para desenvolver o desporto escolar em todo as regiões do estado.
Fábio Barcelos, que possui uma linda história de militância no desporto de Cachoeiras de Macacú, demonstrou total apoio e participação no novo momento da FEERJ.
"O Fábio desenvolve um trabalho espetacular com a juventude de Cachoeiras de Macacú. Ele é responsável pela ABASCA (Associação de Basquete de Cachoeiras de Macacú) e movimenta muita a Vila Olímpica local", afirmou Guilherme Kroll, atual consultor da FEERJ.
"O Fábio sempre foi meu parceiro quando fui superintendente da FBERJ (Federação de Basquetebol do Estado do Rio de Janeiro). A ABASCA participava de todas as competições possíveis. O Fábio foi Secretário de Esportes e seu município movimentava todas as modalidades", continuou Kroll.
"Semana que vem, já estaremos lançando os primeiros cursos de atualização e capacitação de arbitragem, de técnica esportiva, de marketing esportivo, de leis de incentivo, etc" prosseguiu Kroll, "vamos oferecer em todas as regiões do estado".
Fábio Barcelos, que possui uma linda história de militância no desporto de Cachoeiras de Macacú, demonstrou total apoio e participação no novo momento da FEERJ.
"O Fábio desenvolve um trabalho espetacular com a juventude de Cachoeiras de Macacú. Ele é responsável pela ABASCA (Associação de Basquete de Cachoeiras de Macacú) e movimenta muita a Vila Olímpica local", afirmou Guilherme Kroll, atual consultor da FEERJ.
"O Fábio sempre foi meu parceiro quando fui superintendente da FBERJ (Federação de Basquetebol do Estado do Rio de Janeiro). A ABASCA participava de todas as competições possíveis. O Fábio foi Secretário de Esportes e seu município movimentava todas as modalidades", continuou Kroll.
"Semana que vem, já estaremos lançando os primeiros cursos de atualização e capacitação de arbitragem, de técnica esportiva, de marketing esportivo, de leis de incentivo, etc" prosseguiu Kroll, "vamos oferecer em todas as regiões do estado".
Fábio Barcelos é muito querido em Cachoeiras de Macacú |
terça-feira, 2 de abril de 2013
Prefeitura de Paraty disponibiliza técnico e professor gabaritado de basquete para atender escolas públicas e privadas do município
A Prefeitura Municipal de Paraty, através da Secretaria de Esporte e Lazer, está lançando o Projeto "Basket nas Escolas".
Para isso, foi contratado o renomado professor de educação física Vander Lobosco, que atuou, por muitos anos, como árbitro internacional, e possui vasta militância como técnico e professor de basquetebol.
FEERJ recebe o apoio de José Nilton em Italva
A Federação de Esportes Estudantis do Estado do Rio de Janeiro (FEERJ) continua recebendo inúmeras manifestações de apoio vindas de todas as regiões do nosso estado.
José Nilton, que desenvolve há muitos anos um importante trabalho de desenvolvimento esportivo na cidade de Italva, manifestou total interesse em participar e apoiar o novo momento do desporto escolar do Estado do Rio.
"Conheço e admiro o trabalho do José Nilton há muitos anos", declarou Guilherme Kroll, atual consultor da FEERJ.
"Desde que eu era superintendente da Federação de Basquetebol do Estado do Rio de Janeiro que o José Nilton já promovia torneios em Italva e levava equipes para jogar lá. O feminino do Botafogo ia todo ano disputar um torneio tradicional. Italva chegou a disputar um Rio Open, no masculino", lembrou Kroll.
"Estamos crescendo. Em menos de uma semana, Italva, Macuco e Barra Mansa já se manifestaram. Isso que eu divulguei. Tem muito mais. Vou divulgando aos poucos. Afinal, sou acusado de ser marqueteiro. E tenho muito orgulho disso!", brincou Kroll.
"Estamos estruturando um ciclo de palestras e cursos em todas as regiões. Vamos organizar, para o segundo semestre, competições entre colégios e entre seleções municipais", finalizou Kroll.
José Nilton, que desenvolve há muitos anos um importante trabalho de desenvolvimento esportivo na cidade de Italva, manifestou total interesse em participar e apoiar o novo momento do desporto escolar do Estado do Rio.
"Conheço e admiro o trabalho do José Nilton há muitos anos", declarou Guilherme Kroll, atual consultor da FEERJ.
"Desde que eu era superintendente da Federação de Basquetebol do Estado do Rio de Janeiro que o José Nilton já promovia torneios em Italva e levava equipes para jogar lá. O feminino do Botafogo ia todo ano disputar um torneio tradicional. Italva chegou a disputar um Rio Open, no masculino", lembrou Kroll.
"Estamos crescendo. Em menos de uma semana, Italva, Macuco e Barra Mansa já se manifestaram. Isso que eu divulguei. Tem muito mais. Vou divulgando aos poucos. Afinal, sou acusado de ser marqueteiro. E tenho muito orgulho disso!", brincou Kroll.
"Estamos estruturando um ciclo de palestras e cursos em todas as regiões. Vamos organizar, para o segundo semestre, competições entre colégios e entre seleções municipais", finalizou Kroll.
José Nilton é um dos grandes desportistas do nosso estado |
Brasil está entre as 12 melhores equipes do Mundial de Basquete Escolar
E os jogos pelo Campeonato Mundial de Basquete Escolar, que está acontecendo no Distrito de Farmagusta, no Chipre, continuam. A equipe masculina do Colégio Pitágoras (MG) e feminina do Colégio Hélios (SP), que representam o Brasil na competição, terminaram em segundo lugar nos seus grupos na primeira fase da competição e se classificaram para disputar do 7o. ao 12o. lugar.
Hoje, terça-feira, o Pitágoras derrotou a equipe chinesa por 64 x 62, e o Hélios derrotou a equipe holandesa por 108 x 35.
A delegação brasileira é chefiada pelos dirigentes Everson Ciccarini (MG) e Rafael Serour (RJ).
Hoje, terça-feira, o Pitágoras derrotou a equipe chinesa por 64 x 62, e o Hélios derrotou a equipe holandesa por 108 x 35.
A delegação brasileira é chefiada pelos dirigentes Everson Ciccarini (MG) e Rafael Serour (RJ).
Assinar:
Postagens (Atom)